Mega Acantonamento

Atividades realizadas na fase inicial de cada ano letivo, tradicionalmente no final da primeira semana de aulas. Com o objetivo de proporcionar uma especial ocasião de convívio e partilha, os alunos são, então, convidados a jantar e a passar a noite no Colégio. Enquanto os mais novos levam a cabo um “acantonamento”, pernoitando nas suas salas habituais, os mais velhos trazem tendas de casa e montam um verdadeiro “mega-acampamento”, ao ar livre, distribuindo-se pelos relvados sintéticos dos nossos recintos desportivos.

Desde o final da tarde até à noite, são realizadas inúmeras atividades, tais como jogos, histórias e representações, para os mais pequenos, concertos realizados por diversas bandas constituídas por alunos do Colégio e uma “mega discoteca” ao ar livre, dinamizada pelos alunos mais velhos. É ainda possível contar com atuações dos alunos que participam nas nossas atividades extracurriculares (música, dança, teatro) e também com um dos momentos mais emblemáticos, uma fogueira gigantesca (“bonfire”), em redor da qual todos se reúnem em alegria e celebração.

Habitualmente, na manhã seguinte, o Colégio abre as portas e convida todos os Encarregados de Educação a tomar o pequeno-almoço com os alunos e professores. Esta atividade é encarada por todos como uma importante alavanca para o arranque do ano letivo, e que nos enche a todos de orgulho e com força de vontade para encarar o muito trabalho que nos aguarda.


U.N. Day

Trata-se de um evento organizado anualmente, que assinala o “Dia das Nações Unidas”, e que tem como principal objetivo celebrar a unidade de todos os povos do mundo, aceitando as diferenças e as diversidades culturais como um património coletivo, que deve ser respeitado e entendido por todos.

O dia é assinalado com uma reunião de todos os alunos do Colégio St. Peter’s International School, em frente ao edifício central, durante a manhã. Cada turma faz-se acompanhar de cartazes, cujas mensagens pretendem precisamente ir ao encontro do espírito de união e de fraternidade universal. Para fechar o evento, alguns alunos dirigem-se a todos os presentes e leem alguns ensaios e textos de reflexão escritos (em língua inglesa) por cada um deles, indo ao encontro das temáticas evocadas neste “United Nations Day”.


Halloween

O “Halloween” é uma das atividades com maior tradição, pois tem marcado presença constante na nossa programação anual ao longo de quase toda a história do nosso Colégio. É um evento de caráter marcadamente anglosaxónico, evocando uma tradição que, até há bem pouco tempo, ainda não estava enraizada na cultura portuguesa.

Além das tradicionais máscaras, cuja temática pretende associar-se ao teor desta celebração, o dia de “Halloween” é também marcado por concursos de contos de terror (escritos em língua inglesa, pelos alunos), por narrações de histórias de terror (feitas por professores e alunos mais velhos e dirigida aos alunos mais novos), assim como por concursos de “bolos horrendos” ou ainda pela realização do habitual “trick-or-treat”.


Festa de Natal

A festividade natalícia é um momento particularmente simbólico, na vivência do nosso Colégio, não apenas pelo espírito da época que é assinalada, mas também pelo empenho e dedicação de alunos e professores na preparação de um evento que se dirige a toda a comunidade educativa.

A festa de Natal tem sempre como fio condutor principal uma representação teatral e musical, protagonizada pelos nossos alunos. É claramente assumido o conceito de “espetáculo”, sendo que tradicionalmente a prestação dos nossos artistas de palmo e meio se situa a um excelente nível.


Carnaval

Esta atividade é um dos momentos mais clássicos da nossa programação anual.

Dirigido aos nossos alunos mais novos (até ao 2.º ciclo), o St. Peter’s Carnival é uma festividade que assinala as brincadeiras de Carnaval, com desfiles e concursos de máscaras, jogos, música e torneios, que decorrem ao longo de todo o dia.


Family Day

É o evento mais significativo da nossa programação anual, que conta tradicionalmente com grande adesão da parte de todos os intervenientes na nossa comunidade educativa. Trata-se de um momento em que os professores, alunos e funcionários do Colégio se organizam para receber todas as famílias com as quais temos o privilégio de trabalhar ao longo de todo o ano letivo. 

O “Family Day” ocorre anualmente, em função do calendário escolar, que pretende assinalar o início do ano letivo perspetivando o trabalho a desenvolver com os alunos, durante os três períodos letivos. Há lugar a exposições relacionadas com o âmbito das várias disciplinas e áreas do saber, demonstrações das atividades extracurriculares e torneios desportivos que incluem a organização de jogos entre professores, alunos, Encarregados de Educação e antigos alunos do Colégio.

Esta atividade está associada a um tema, que é definido anualmente, e é precisamente essa linha temática que orienta toda a preparação do espaço do Colégio, para receber as famílias, desde as salas dos três anos, até aos nossos finalistas de 12.ºAno.