Back to All News

Ingressos Ensino Superior 2021 | Ensino Secundário CCH

No ano em que o número de estudantes no ensino superior atingiu um recorde com quase 64 mil candidatos, verificando-se assim a maior taxa de crescimento anual da última década, é com enorme satisfação que divulgamos o sucesso dos resultados dos nossos alunos do 12.º ano, que fizeram parte dos cerca de 49 mil ingressos na 1.ª Fase.

Imagem
Ingressos Ensino Superior 2021

Apesar de as médias de Acesso ao Ensino Superior continuarem bastante elevadas, na generalidade dos cursos do ensino superior a nível nacional, cerca de 80% dos alunos que concluíram o Ensino Secundário no St. Peter’s International School ingressaram nas duas primeiras opções de candidatura e cerca de 95% nas três primeiras opções.                                                                                           

ingressos_2021

 

 

Terminaram o ensino secundário      95 alunos

Quadros de Honra                                 33 alunos

Média superior ou igual a 19                9 alunos

Média mais elevada obtida              19,8 valores

 

 

Apesar de se verificar nas áreas STEAM - Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática um grande número de ingressos (47,3%), no concurso do Acesso ao Ensino Superior 2021, os alunos do 12º ano dos Cursos Científico-Humanísticos ingressaram também em grande número na área das humanidades. Cerca de 2%, ainda indecisos na escolha da área a seguir, decidiram realizar um GAPYEAR.

ingressos_2021-stem

Na área das Ciências, foi na vertente da engenharia que se verificou mais ingressos, com dezanove alunos, ainda que dez alunos tenham optado pela área da saúde. As engenharias mais pretendidas pelos nossos alunos neste ano situaram-se na área da informática, uma das áreas que pertence ao ranking do desemprego zero, sendo que foi no curso de Engenharia Eletrónica e Computadores que se verificou o maior número de entradas, no Instituto Superior Técnico (IST). Foi também nesta instituição que se verificou o ingresso no curso de Física Tecnológica, uma das médias mais altas do país (último colocado igual a 18,95 valores). A maioria dos alunos ingressou na região de Lisboa, mas também houve quem escolhesse a Faculdade de Engenharia do Porto para estudar.

ingressos_2021-ciencias

 

Cinco dos alunos ingressaram em Medicina, em Lisboa e no Porto, no Instituto de Ciências médicas Abel Salazar (ICBAS), onde a classificação do último colocado foi a mais alta do país, identificada com a média mais alta das últimas décadas para entrar num curso de Medicina, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior.

19,03 Medicina Universidade do Porto – ICBAS

19,03 Medicina Universidade do Porto – ICBAS

18,35 Medicina Universidade de Lisboa

17,58 Medicina Veterinária  Universidade de Lisboa

16,60 Ciências Farmacêuticas  Universidade de Lisboa

 

 No que se refere às Humanidades, foi nas áreas da Comunicação (22,2% dos alunos) e Relações Internacionais (22,2% igualmente) que se verificaram o maior número de entradas, com destaque para a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e para a Universidade Católica de Lisboa (UCP) como as instituições de preferência. Nesta última, destaca-se, por mais um ano consecutivo, a atribuição de bolsas por mérito académico.

merito_academico

 

Na área de Economia, apesar de a Gestão ser a mais procurada pelos nossos alunos (68%), os cursos de Matemática Aplicada à Gestão e à Economia também são uma opção para além da área informática ligada à gestão (24%). A Universidade de Lisboa, ISCTE, ISEG e a Universidade Nova de Lisboa, são as mais ocupadas pelos nossos alunos.

Nas Artes, continua, por mais um ano consecutivo, a verificar-se mais entradas na área do Design (produto, comunicação, equipamento, moda). Foram as faculdades de Belas-Artes e de Arquitetura as mais escolhidas pelos nossos alunos.

design ST Peters

 

Parabéns aos nossos alunos que, apesar de terem vivenciado tempos tão adversos, estiveram sempre ao nosso lado, aceitando o desafio de alcançar os seus objetivos.

Às famílias endereçamos um obrigado por continuarem a confiar e a colaborar com o colégio, neste projeto que, sendo exigente, continua a preparar jovens para todos os desafios do Ensino Superior.