Avaliação Interna

A avaliação interna é um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas pelos alunos. Permite a todos os intervenientes obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias. No sentido de promover o sucesso escolar de todos os alunos, o Colégio optou pela adoção de práticas pedagógicas dinâmicas e personalizadas. Neste contexto, a avaliação é um fator fundamental, já que, permitindo a identificação dos pontos fortes e das necessidades de cada aluno, favorece a delineação de estratégias personalizadas, com vista ao seu progresso individual.

Os critérios de avaliação e as respetivas ponderações são diversificados, atendendo à especificidade de cada disciplina. Assim sendo, há que atender à valorização de que tem sido alvo a componente da oralidade, nas disciplinas de Português e de línguas estrangeiras, e a componente prática, nas disciplinas com componente laboratorial.

Na materialização da execução dos princípios orientadores da avaliação das aprendizagens do nível secundário de educação, que originaram a elaboração dos critérios de avaliação, para cada um dos cursos Científico-Humanísticos, teve-se como base os a legislação que regula os respetivos anos de escolaridade.

No 10º ano a avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais, que constituem orientação curricular de base, com especial enfoque nas áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.


Avaliação Externa

As fichas de avaliação apresentam-se como instrumentos reguladores das aprendizagens efetuadas pelos alunos. As mesmas realizavam-se num modelo cuja aplicação é simultânea em todas as turmas do mesmo ano, com o objetivo de rotinar os alunos para uma logística próxima do exame nacional. É cedido ao aluno, previamente à realização da prova, um documento informativo acerca da estrutura de cada ficha de avaliação, bem como dos conteúdos testados e objetivos a atingir.