O Ensino Secundário no St. Peter's


Com determinação e empenho em proporcionar sempre a melhor formação aos seus alunos, o St Peter’s em Palmela tem desenvolvido o Ensino Secundário com os mesmos critérios de rigor e exigência por que se tem pautado ao longo dos ciclos anteriores, propondo, para este ciclo, um nível de excelência que lhes consagre a entrada no Ensino Superior, nos cursos para que se sintam realmente vocacionados e nas Universidades que ambicionam. Os nossos alunos do secundário têm acesso a um impressionante programa de ensino que oferece um elevado nível de excelência, com um currículo personalizado e um programa linguístico alargado. 

A nossa continuada presença no topo 10 dos rankings das escolas nacionais demonstra o constante esforço em proporcionar aos alunos as melhores condições de candidaturas a universidades nacionais e internacionais. 

Por que escolher o nosso Ensino Secundário?


Vanda-Ramos.jpg

Vanda Ramos

Coordenadora do Ensino Secundário

O Ensino Secundário no St. Peter’s International School possibilita a continuidade dos estudos através da criação de um currículo personalizado, de acordo com os interesses académicos de cada aluno. 

Ao longo desta etapa, é dada a possibilidade aos alunos de desenvolverem soft skills que enriquecem o seu currículo e tornam mais significativas as suas aprendizagens. Por outro lado, o apoio prestado na orientação do percurso escolar até ao ensino superior ajuda o aluno a fazer uma escolha consciente do percurso universitário que pretende seguir. 

Nesta etapa, desenvolvemos também a área do pensamento computacional, através da integração de atividades de programação e robótica que procuram interligar as várias áreas disciplinares, proporcionando aos alunos a programação de pequenos algoritmos que fazem operar robots. 

O colégio oferece ainda um vasto programa de certificação de línguas, disponibilizando o respetivo diploma, tão importante para o mercado global. Seguindo o exemplo das melhores escolas internacionais, no nosso ensino secundário oferecemos ainda a disciplina de Estudos Clássicos, que permite aos alunos o estudo das línguas e literaturas clássicas. 

 

St-Peters-Secondary-Students-Standing
 

Programa do Ensino Secundário


CURRÍCULO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO (10.º - 12.º ANOS)

Os alunos do secundário têm acesso a um completo e rigoroso programa de ensino que oferece um elevado nível de excelência. 

Orientado para o prosseguimento de estudos a nível superior, o Ensino Secundário visa o aprofundamento dos saberes na área para a qual o aluno se mostrou mais propenso ao longo do Ensino Básico. Neste sentido, os estudantes do St. Peter’s International School são seguidos por um corpo docente estável e competente, responsável pelo acompanhamento sistemático do aluno na aquisição das competências e dos conteúdos das diversas disciplinas. 

Oferecemos uma matriz de oferta diversificada, contemplando 4 cursos que apresentam uma matriz constituída por 9 disciplinas, cuja componente geral se apresenta com a disciplina de Inglês, Português, Filosofia e Educação Física. A componente específica apresenta 3 disciplinas, de acordo com a natureza dos cursos e oferta da escola, num total de 12 disciplinas. No 12.º Ano, o currículo integra duas disciplinas novas, promovendo algumas áreas novas no currículo, o que permitirá, num total de 12 disciplinas, uma diversidade de escolhas que pode ser feita pelo aluno, de acordo com as suas áreas de maior motivação. 

 

Os alunos que seguem o currículo nacional têm a oportunidade de integrar a disciplina de Programação e Robótica, de acordo com o projeto educativo da escola. 

Dada a importância que o Colégio atribui ao desenvolvimento e aquisição de um grau mais elevado de conhecimentos das línguas estrangeiras, é assegurada a continuidade e o desenvolvimento das competências linguísticas, possibilitando ainda aos alunos do Ensino Secundário obter as certificações oficiais emitidas pelo British Council, pelo Instituto Cervantes, pelo Goethe-Institut e pelo Instituto Confúcio, no momento da realização do respetivo exame.  

No secundário, pretendemos construir o conhecimento não só pelo estudo e pelo treino, mas também pelo debate, pela formulação de hipóteses e pela resolução de problemas, exercendo progressivamente uma maior autonomia, iniciativa e independência. 

 

Atividades no Ensino Secundário


Estando integrados numa instituição norteada por princípios que visam a formação integral do indivíduo, os alunos do St. Peter’s beneficiam também de um vasto leque de ofertas extracurriculares, dinamizadas com vista à promoção do desenvolvimento artístico e da prática desportiva. Os alunos podem pedir acesso às instalações desportivas para atividades que promovam o seu desenvolvimento pessoal, artístico e desportivo.

St-Peters-Secondary-Students-Volleyball.jpg

Atividades Artísticas e Desportivas

St-Peters-Secondary-Students-project.jpg

Projetos e Visitas de Estudo

Avaliação no Ensino Secundário


O Colégio utiliza métodos de ensino dinâmicos e personalizados para garantir o sucesso académico dos alunos. Neste sentido, a avaliação desempenha um papel fundamental na identificação dos pontos fortes e fracos, permitindo aos professores desenvolver estratégias individualizadas para um progresso contínuo. 

st-peters-secondary-student-studying.jpg

Processo de Avaliação no Ensino Secundário

St-Peters-Secondary-Student-Library

Avaliação Interna

St-Peters-Secondary-Student-Library

Avaliação Externa

St-Peters-Secondary

Preparação para os Exames de Línguas


Os nossos alunos têm a possibilidade de assistir às Exam Preparation Classes. Estas sessões ocorrem depois das aulas curriculares e permitem aos alunos adquirirem uma certificação mais avançada relativamente ao seu nível de Inglês, Alemão e Espanhol. A continuidade e o desenvolvimento das competências linguísticas são assegurados permitindo que os alunos do ensino secundário recebam certificações oficiais emitidas pelo British Council, pelo Instituto Cervantes, pelo Goethe-Institut e pelo Instituto Confúcio.

St-Peters-Secondary-Teacher-Helping-Student.jpg

Os Nossos Professores


A equipa do Ensino Secundário conta com um grupo de professores experientes e dedicados que, ano após ano, ajudam o colégio a ficar posicionado no topo do ranking das melhores escolas nacionais.  

Para além das aulas, oferecemos um conjunto de sessões de apoio pedagógico que permitem realizar um trabalho mais personalizado, através da discussão de conceitos, da resolução de exercícios e da obtenção de um método de estudo individual mais eficaz.  

Adicionalmente, realizamos uma preparação especializada para os exames nacionais do ensino secundário, de forma a assegurar os melhores resultados aos nossos alunos, aumentando as suas possibilidades de entrarem na universidade e curso superior que desejam. 

St-Peters-Secondary-Student-with-staff.jpg

Excelentes Resultados Académicos


Os resultados da avaliação externa têm ajudado a consolidar o St. Peter’s no Top dos rankings de escolas ao longo dos anos.

St-Peters-Secondary-Students-Biology.jpg

Cursos Científico-Humanísticos


No que se refere ao currículo português, a organização curricular no Colégio St. Peter’s encontra-se sustentada nos Cursos Científico-Humanísticos. Estes cursos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico, têm a duração de três anos letivos correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, conferindo um diploma de conclusão do nível secundário de educação.

A matriz curricular dos Cursos Científico-Humanísticos integra:

  • A componente de formação geral, comum a todos os cursos, que visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens e inclui as disciplinas de Português, Língua Estrangeira I – Inglês, Filosofia e Educação Física, de frequência obrigatória;
  • A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso e inclui, para além de uma disciplina trienal obrigatória, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais, cuja escolha e combinação é da responsabilidade do aluno, em função do percurso formativo pretendido.

As disciplinas da componente da formação geral são obrigatórias e comuns a todos os cursos, sendo nas disciplinas da componente de formação específica que os cursos se diversificam. A disciplina de Estudos Clássicos no Ensino Secundário tem como polo central das suas aprendizagens a Antiguidade Grega e Romana, concentrando-se no estudo das línguas e literaturas clássicas, na política, na sociedade da Grécia Antiga e no Império Romano, bem como na sua expressão cultural e nas suas variantes, tais como a arte, a religião, o direito, a arquitetura, a biologia, a medicina, a química e a filosofia antiga, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico esclarecido e da sua inegável influência na atualidade.

Com a integração desta disciplina no seu currículo, o St. Peter’s International School torna-se assim a primeira escola, em solo nacional, a proporcionar a todos os alunos das diferentes áreas o estudo da Antiguidade, seguindo o exemplo das melhores escolas internacionais.

O programa a lecionar contou com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como da Associação Clenardus: Promoção e Ensino das Línguas Clássicas, parceira da Direção Geral da Educação, e do Cambridge School Classics Project da University of Cambridge.

As matrizes curriculares integram, também, a componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito das diferentes disciplinas da matriz, dos temas e projetos, sob coordenação do Diretor de Turma.

 

Acesso ao Ensino Superior


No nosso colégio internacional, os alunos graduam-se com excelentes resultados, permitindo o acesso a faculdades e universidades líderes mundiais. Nos colégios Inspired, 30% dos alunos são aceites em instituições da Ivy League ou do Russell Group, muitas vezes com bolsas de estudo. Além disso, 90% dos licenciados frequentam a sua universidade de primeira escolha devido às suas qualificações de alta qualidade e à ajuda dos serviços apoio aos alunos.

Como parte da oferta académica do nossos colégio, todos os alunos recebem um apoio universitário e profissional personalizado e excecional para os ajudar no seu caminho para o sucesso. Uma equipa dedicada de conselheiros universitários trabalha em estreita colaboração com os alunos e as suas famílias durante o processo de seleção, candidatura e admissão, ajudando os nossos jovens adultos a tomar as melhores decisões para um futuro gratificante em Portugal ou no estrangeiro.

Os alunos também podem ter acesso a aulas especializadas e apoio académico dos nossos parceiros exclusivos, The Classroom Door e Arete, para complementar o nosso aconselhamento universitário.

Os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2023-24, são os constantes no documento disponível no botão abaixo. Devem ser consultadas as instituições de ensino superior para efetuar a inscrição nos respetivos pré-requisitos.

É necessário efetuar o pedido de atribuição da senha para submeter a candidatura ao ensino superior público português. Para efetuar o procedimento deve aceder a este endereço.

Pedido de senha

As provas de ingresso que são exigidas para cada curso são fixadas por cada instituição de ensino superior para cada um dos seus cursos, e podem ser em número, desde uma até um máximo de três. Podem existir elencos alternativos.

As provas de ingresso exigidas para cada curso de ensino superior, em cada instituição de ensino, são divulgadas no sítio de Internet da Direção-Geral do Ensino Superior.

Provas de Ingresso

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), divulga, em comunicado, novas datas que regulam o concurso nacional de acesso ao ensino superior foi adiado em duas semanas. Este decorrerá nas seguintes datas, conforme o mapa de ações.

Esta informação não dispensa a consulta do website da DGES.

Calendário de Candidaturas

Acesso ao Ensino Superior

Baixe o PDF

Contacte-nos Agora


Descubra como o seu filho pode alcançar os seus objetivos com um ensino excecional e aconselhamento universitário personalizado no nosso Ensino Secundário.