No que se refere ao currículo português, a organização curricular no Colégio St. Peter’s encontra-se sustentada nos Cursos Científico-Humanísticos. Estes cursos, vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico, têm a duração de três anos letivos correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, conferindo um diploma de conclusão do nível secundário de educação.
A matriz curricular dos Cursos Científico-Humanísticos integra:
- A componente de formação geral, comum a todos os cursos, que visa a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens e inclui as disciplinas de Português, Língua Estrangeira I – Inglês, Filosofia e Educação Física, de frequência obrigatória;
- A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso e inclui, para além de uma disciplina trienal obrigatória, duas disciplinas bienais e duas disciplinas anuais, cuja escolha e combinação é da responsabilidade do aluno, em função do percurso formativo pretendido.
As disciplinas da componente da formação geral são obrigatórias e comuns a todos os cursos, sendo nas disciplinas da componente de formação específica que os cursos se diversificam. A disciplina de Estudos Clássicos no Ensino Secundário tem como polo central das suas aprendizagens a Antiguidade Grega e Romana, concentrando-se no estudo das línguas e literaturas clássicas, na política, na sociedade da Grécia Antiga e no Império Romano, bem como na sua expressão cultural e nas suas variantes, tais como a arte, a religião, o direito, a arquitetura, a biologia, a medicina, a química e a filosofia antiga, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico esclarecido e da sua inegável influência na atualidade.
Com a integração desta disciplina no seu currículo, o St. Peter’s International School torna-se assim a primeira escola, em solo nacional, a proporcionar a todos os alunos das diferentes áreas o estudo da Antiguidade, seguindo o exemplo das melhores escolas internacionais.
O programa a lecionar contou com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bem como da Associação Clenardus: Promoção e Ensino das Línguas Clássicas, parceira da Direção Geral da Educação, e do Cambridge School Classics Project da University of Cambridge.
As matrizes curriculares integram, também, a componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito das diferentes disciplinas da matriz, dos temas e projetos, sob coordenação do Diretor de Turma.