As experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas com a qualidade dos cuidados e da atenção que recebem. A infância é a etapa fundamental da vida da criança sendo os primeiros trinta e seis meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.

Desta forma, procuramos promover um contexto e um espaço educativo que se caracteriza por um ambiente acolhedor, dinamizador de aprendizagens, onde a criança se pode desenvolver de forma global, adequada, tranquila e harmoniosa.

É nossa prioridade, criar um acolhimento (aos bebés/crianças e às suas famílias) personalizado, dando atenção a cada um, nas suas características e hábitos individuais, numa perspetiva de aceitação e respeito, transmitindo carinho e criando um ambiente familiar em torno dos mais pequenos.

Estabelecer interações positivas, criar uma rotina estável, organizada e ao mesmo tempo flexível, atividades livres, brincar, um adulto disponível, atento e modelador de comportamentos positivos são as grandes estratégias de desenvolvimento curricular. Sem esquecer, sempre, a importância do estabelecimento de relações colaborativas com as famílias e outros profissionais da educação.

Os bebés e as crianças muito pequenas precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em quem confiem; um ambiente seguro, saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagirem com outras crianças; liberdade para explorarem utilizando todos os seus sentidos.

Nas instalações da nossa creche infantil particular, procuramos promover a qualidade do desenvolvimento em cada fase etária, respeitando os ritmos individuais de cada um.

De forma a garantir um sistema e organização de qualidade, a Creche infantil particular do St. Peter’s School tem como base o Manual de Processos Chave (Segurança Social) na elaboração de documentos, planos, grelhas e procedimentos definidos internamente.