Mensagem da Coordenadora

Joana Monteiro | Coordenadora Interina da Creche e Jardim de Infância

BEM-VINDOS AO ST. PETER’S INTERNATIONAL SCHOOL.

Ao longo da primeira infância, todos os ambientes em que a criança vive e aprende, assim como a qualidade dos seus relacionamentos com os adultos, têm um impacto significativo no seu desenvolvimento. Por se tratar de um período de grande plasticidade neuronal e pelo facto da criança se encontrar mais suscetível às influências externas, as experiências precoces vão influenciar o seu desenvolvimento cerebral e global e, por conseguinte, a natureza e extensão das suas capacidades adultas.    

No Jardim de Infância, desenvolvemos a nossa ação através de uma prática aglutinadora das diversas orientações pedagógicas, conduzindo a criança a um desenvolvimento físico, cognitivo, social, linguístico e emocional, de forma harmoniosa. Este desenvolvimento é alcançado promovendo experiências de aprendizagem ativa, com intencionalidade educativa, através dos sentidos, da interação social, da pesquisa e experimentação, do questionamento e da exploração, valorizando e respeitando as características individuais de cada criança, os seus interesses e as suas necessidades. 

Na Creche, todas as atividades diárias são organizadas e planificadas no sentido de responder às necessidades da criança, desde as mais básicas, como o sono, a alimentação, a higiene e a segurança, às necessidades de procura ativa de estimulação e interação social, que se assume como fonte de desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e moral. Esta organização das atividades irá promover o desenvolvimento integral de todas as potencialidades e competências da criança, num ambiente não só seguro e rico em experiências, mas também de afetos e interações positivas e responsivas.

No Jardim de Infância e Creche, dentro e fora das nossas salas, são criados ambientes educativos extremamente férteis, que convidam e estimulam as crianças a brincar, imaginar, fantasiar, criar e expressar os seus sentimentos e emoções. Mediante diferentes estímulos, as crianças descobrem-se a si próprias e ao mundo que as rodeia, através das histórias, das artes, da música, dos jogos, das dramatizações, desenvolvendo paralelamente as competências de literacia emergente e numeracia.

O ensino do Inglês inicia-se na Creche, promovendo o desenvolvimento linguístico deste idioma. A presença diária da professora de Inglês em sala de aula leva a que grande parte das aprendizagens dos alunos sejam efetuadas em contexto bilingue.

A relação entre a família e o Colégio é privilegiada nesta fase, pois o envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos é tanto um direito, como uma responsabilidade e um valor. Os pais são, em toda a sua essência, o maior e mais valioso recurso que os educadores possuem, para assegurar uma ação educativa coerente e um bom nível de qualidade na formação integral das crianças.

Coordenadora Interina da Creche e Jardim de Infância