Avaliação Interna

Parte do trabalho dos alunos é avaliada pelos professores IB durante o curso. Esse procedimento faz parte do componente de avaliação interna, no qual os professores orientam trabalhos individuais. Esta nota conta como uma percentagem da pontuação geral IB do aluno.
Uma amostra do trabalho classificado pelo professor é enviada a um moderador que modera a aplicação dos critérios de classificação por parte do professor.

Mock Exams

Ao longo dos dois anos do programa IGCSE, os alunos serão submetidos a simulações de exame (Mock Exams). Este tipo de avaliação incluirá todos os elementos dos exames escritos em todas as disciplinas e será realizado em condições de exame.
O objetivo destes exames é de familiarizar os alunos com os procedimentos e regulamentos do exame, além de os ajudar a avaliar o seu próprio conhecimento e, como resultado, construir um plano de estudos eficaz.

Predicted Grades

A nota prevista (Predicted Grade – PG) é a previsão feita pelo professor da classificação que o aluno poderá obter na disciplina lecionada. A classificação é estimada de acordo com todas as evidências do trabalho realizado pelo aluno e o conhecimento do professor sobre os critérios de avaliação.

 


Avaliação Externa

A avaliação externa refere-se ao trabalho conduzido e orientado pelos professores e depois avaliado externamente pelos examinadores. Os exames de fim de curso são os principais instrumentos de avaliação externa, mas também inclui trabalhos como o Extended Essay e o TOK.

Para obter o Diploma IB, existem vários requisitos, delineados no Guia IB (Failing Conditions). Entre outros requisitos, destacamos os seguintes:

  • Incumprimento dos requisitos para CAS;
  • Uma pontuação total inferior a 24 pontos;
  • Obtenção da nota N em qualquer disciplina;
  • Nota E em Theory of Knowledge ou no Extended Essay;
  • Atingir a nota 1 em qualquer matéria ou nível;
  • Obtenção da nota 2 em três ou mais disciplinas (SL ou HL);
  • Atingir a nota 3 ou inferior em quatro ou mais disciplinas (Standard Level ou High Level);
  • Atingir 12 pontos ou menos nas disciplinas de HL (para os candidatos que se inscreveram em quatro disciplinas de HL serão considerados os três primeiros resultados);
  • Atingir 9 pontos ou menos nas disciplinas do SL (para os candidatos que se inscreveram em duas disciplinas do SL, devem obter pelo menos 5 pontos de SL).