O Departamento Psicopedagógico, constituído por uma equipa multidisciplinar, articula com os restantes Departamentos do St. Peter’s International School, com vista à otimização de recursos e promoção do bem-estar da comunidade educativa. Assim, trabalhando em parceria com a comunidade educativa, são desenvolvidas novas formas de compreensão da realidade que permitam que cada adolescente alcance todo o seu potencial. Procurando, ainda, garantir que o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória seja atingido por todos, o Departamento Psicopedagógico orienta na definição do processo curricular adequado às especificidades do jovem, assegurando, numa linha de trabalho colaborativo com os professores, de forma a garantir que todos os alunos possam ter igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas (art.º 6.º do Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho).

Imagem
St-Peter_s-Group-Secondary-School-soccer-ball
Imagem
St-Peter_s-Group-Secondary-School-classroom

O Departamento Psicopedagógico atua sobre as relações que se estabelecem no contexto escolar, tendo presente que, ao longo da sua escolaridade, qualquer aluno pode apresentar questões que exijam uma atenção específica ou recursos educacionais diferenciados

As suas principais áreas de intervenção preveem a realização de avaliações psicopedagógicas que caracterizam o funcionamento intelectual, neuropsicológico, comportamental, emocional e pedagógico (leitura, escrita e cálculo); suporte emocional face a situações que interferem significativamente no desempenho académico e no bem-estar pessoal do aluno, encaminhando para o exterior, sempre que se considere benéfica a realização de uma intervenção clínica e/ou psicoterapêutica; apoio pedagógico especializado perante problemas específicos de aprendizagem, promovendo a equidade em prol da discriminação no acesso ao currículo; apoio de natureza psicopedagógica a educadores/professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar e a adequação das respostas educativas; implementação de programas estruturados como resposta a necessidades específicas (grupais ou individuais).

O Departamento reforça, ainda, no Ensino Secundário o apoio ao processo de desenvolvimento da identidade pessoal e projeto de vida de cada aluno. Neste sentido, disponibiliza apoio na reorientação do percurso escolar, de modo a auxiliar os alunos na tomada de decisão sobre o curso a selecionar. Procede, ainda, no início de cada ano letivo, à caracterização do perfil de aptidões, motivações e interesses dos alunos que ingressam no colégio apenas no Ensino Secundário, de modo a fornecer, posteriormente, todo o apoio necessário ao longo do seu percurso escolar.