As disciplinas lecionadas em português seguem o currículo nacional, assim como as disciplinas lecionadas em inglês seguem um programa adaptado às nossas necessidades específicas, com vista a uma abordagem mais rigorosa. Assim, os nossos programas de Inglês, que integram diferentes níveis de estudo, são desenvolvidos com o objetivo de agregar o Currículo Nacional Inglês aos exames de Inglês da Universidade de Cambridge, uma vez que é objetivo nosso certificar os nossos alunos através destes exames.
O St. Peter’s International School incorpora na sua ideologia o propósito de inserir os seus alunos nos eventos e tradições da cultura anglo-saxónica. Os nossos professores são nativos, o que permite uma maior aproximação no que diz respeito aos detalhes da língua, bem como às idiossincrasias culturais que ocorrem dentro e fora da sala de aula.
Embarcando num contexto de ensino bilingue, munimos os nossos alunos das ferramentas necessárias para que estes atinjam, com êxito, os seus objetivos pessoais naquele que é, cada vez mais, um exigente e competitivo mundo onde o ensino do Inglês é absolutamente decisivo quer para o seu futuro académico, quer profissional.


Do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, 2.º e 3.º Ciclos, o método de ensino também se centra nas quatro competências da língua, com igual relevância para a componente da gramática. Os alunos produzem uma variedade de trabalhos escritos e interagem em discussões e debates sobre vários temas do programa. Nas aulas de Língua Inglesa o programa é mais direcionado para a realização dos exames Cambridge.
A Literatura Inglesa (English Literature) é também vista como uma área de estudo fundamental, não apenas no sentido linguístico, mas também como meio de experimentar a cultura anglo-saxónica. Para tal, os alunos do 5.º ao 9.º ano têm contempladas no seu horário aulas de Literatura Inglesa. Nestas aulas lê-se literatura clássica e moderna; são delineados projetos e levadas a cabo discussões concernentes aos vários temas dos contos ou peças. Durante anos, os nossos alunos seniores, que frequentam o Ensino Secundário, podem consolidar, neste nível, os seus conhecimentos no que diz respeito à língua inglesa, com particular incidência na competência da oralidade. Estes alunos realizam frequentemente projetos que os incitam ao uso de suportes multimédia com a finalidade de melhorar a qualidade das apresentações orais realizadas em sala de aula.
O nosso processo de avaliação centra-se nas principais cinco competências da língua: Leitura; Escrita; Funcionamento da Língua Inglesa; Audição e Oralidade. Estas competências são avaliadas separadamente em diversos contextos, o que reflete a diversidade de circunstâncias em que uma língua é usada. As competências de escrita (Leitura; Escrita; Funcionamento da Língua e Audição) são avaliadas em testes mais formais, bem como em outras atividades, tais como a escrita criativa; a análise literária ou a audição de diversos suportes multimédia. A competência da oralidade é avaliada em apresentações orais, em dramatizações, em debates de sala de aula; em discussões e em muitas outras atividades, muitas delas simulações de situações do nosso quotidiano.